Em 10x de R$5,00
Curso

Investimento em Ações para Leigos

O curso “Investimento em Ações para leigos” é voltado àqueles que desejam construir um bom patrimônio no longo prazo e possuem curiosidade a respeito do mercado de ações, mas não sabem por onde começar. A bolsa de valores é vista por muitos como um cassino, no qual se arriscam aqueles que desejam contar com a sorte, ou como algo voltado apenas para os profissionais do mercado financeiro. Este curso, portanto, tem por objetivo desmistificar essa visão, mostrando que ganhar dinheiro na bolsa é possível sim, mesmo para o pequeno investidor pessoa física. Com o curso “Investimento em Ações para Leigos” você certamente deixará de ser um leigo em bolsa de valores, e terá muito mais segurança para aproveitar as oportunidades que somente a renda variável proporciona!

Nenhuma lição completa.0%
6 Lições

Clique e conheça



DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso “Investimento em Ações para Leigos” tem por objetivo ensinar a qualquer um, independente da área de atuação profissional, os conceitos mais importantes relacionados ao investimento na bolsa de valores.

 

O curso começa mostrando como o investimento em ações vale a pena no Brasil, mostrando como esta modalidade proporcionou e ainda pode proporcionar no longo prazo um retorno patrimonial muito superior ao dos investimentos mais convencionais.

 

Em seguida são apresentados os aspectos mais relevantes do mercado de ações no Brasil. Uma vez estabelecidos os conceitos mais básicos, o curso apresenta os principais indicadores fundamentalistas a serem observados na escolha de ações para investir. Para ilustrar os conceitos apresentados, o curso se encerra com uma visão prática de como escolher boas empresas para se investir.

Seção 01 – Motivação

  • Aula 01: Por que investir em ações?

Ao final desta aula você entenderá por que vale a pena investir em ações. Nesta aula você verá que ao longo do tempo o investimento em ações de boas empresas pode resultar em um retorno muito superior ao de investimentos convencionais.

 

Seção 02 – Introdução ao Mercado de Ações

  • Aula 02: O que é uma ação?

Nesta aula introdutória você entenderá exatamente o que é uma ação e como surgiu este conceito. Você também aprenderá a distinguir investimento de especulação.

  • Aula 03: Como as ações dão lucro?

Nesta aula você aprenderá como as ações dão lucro, e como você pode montar uma estratégia para lucrar com o investimento em ações.

  • Aula 04: Tipos de ações

Nesta aula você aprenderá quais os tipos de ação que são negociadas na bolsa. Ao final desta lição você saberá quais são as vantagens e desvantagens das ações preferenciais e das ações ordinárias.

  • Aula 05: Estratégias de investimento

Ao final desta aula você conhecerá quais as características principais das estratégias mais conhecidas de investimento. Você aprenderá a distinguir análise técnica, swing trade e day trade, análise fundamentalista, value investing e buy and hold.

  • Aula 06: Eventos societários

Nesta aula serão explicados os principais eventos societários aos quais você estará sujeito ao se tornar sócio de uma empresa investindo em ações. Você aprenderá o que é subscrição, desdobramento, grupamento, IPO e OPA.

  • Aula 07: Grandes investidores e referências

Nesta aula você conhecerá os grandes investidores brasileiros e internacionais, e suas obras, que poderão servir de referência caso você decida continuar nos estudos sobre investimento em bolsa.

 

Seção 03 – Como investir em ações

  • Aula 08: Passo a passo para investir em ações

Uma vez estabelecidos os conceitos básicos, esta aula dá início aos aspectos práticos da bolsa. Ao final desta lição você conhecerá o passo a passo para começar a investir em ações.

  • Aula 09: Custos envolvidos

Ao final desta aula você saberá exatamente quais as taxas envolvidas na compra e venda de ações.

  • Aula 10: Ordens de compra, venda e stop

Nesta aula você aprenderá como executar uma ordem de compra e uma ordem de venda de ações no seu home broker. Aprenderá também a utilizar o stop como medida de proteção contra grandes perdas.

  • Aula 11: Imposto de Renda

Nesta aula será explicado como incide o imposto de renda sobre ganhos com investimento em ações. Você aprenderá também como declarar seus investimentos em bolsa na sua declaração anual do imposto de renda.

Material Adicional:

 

Vídeo do Itaú sobre como declarar lucros e prejuízos com ações: https://www.youtube.com/watch?v=qwWlbBj__-4

Guia de IR do Itaú: https://www.itau.com.br/guiair/

SicalcWeb – Programa para cálculo e impressão de DARF online: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/darf-calculo-e-impressao-programa-sicalc-1/programa-para-calculo-e-emissao-de-darf-on-line-de-tributos-e-contribuicoes-federais-exceto-contribuicoes-previdenciarias

  • Aula 12: Relações com Investidores (RI)

Nesta aula eu demonstro de forma prática como você pode acompanhar os fatos relevantes e resultados das empresas nas quais você irá investir.

 

Seção 04 – Indicadores Fundamentalistas

  • Aula 13: Dividend Yield e Payout

Ao final desta aula você conhecerá os primeiros indicadores fundamentalistas: Dividend Yield e Payout.

  • Aula 14: Índice P/L

Nesta aula você aprenderá como a relação entre o preço da ação e o lucro da empresa pode ser útil na escolha de boas empresas.

  • Aula 15: Índice P/VP

Nesta aula você aprenderá como a relação entre o preço da ação e o valor patrimonial da empresa pode ser útil na escolha de boas empresas.

  • Aula 16: Dívida e Valor Patrimonial

Ao final desta aula você será capaz de considerar a dívida bruta da empresa antes de comprar suas ações.

  • Aula 17: Lucro Líquido e EBITDA

Ao final desta aula você entenderá a importância de escolher empresas com lucros consistentes. Você também aprenderá o que significa EBITDA e a importância deste indicador.

 

Seção 05 – Investimento na prática

  • Aula 18: Um método simples para escolher boas empresas

Este é o ponto máximo do curso. Após estudar os conceitos básicos do investimento em ações e os indicadores fundamentalistas, você verá na prática uma forma simples de escolher boas empresas para se investir.

 

Seção 06 – Finalizando

  • Aula 19: Conclusão

Nesta aula eu me despeço e o parabenizo por ter terminado este curso.

 

Carga horária em videoaulas: 2h45min.

PÚBLICO ALVO

O público alvo é o engenheiro, médico, dentista, advogado, dentre outros profissionais, que em geral não têm formação em finanças, mas que tem interesse em investir em empresas lucrativas e partilhar do sucesso dessas empresas.

PRÉ-REQUISITOS

O curso não possui pré-requisito. Basta vontade de aprender e de mudar de vida!

AO FINAL DO CURSO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

  • Investir no mercado de ações com mais segurança
  • Entender a dinâmica básica do mercado de ações
  • Construir um patrimônio sólido no longo prazo
  • Identificar boas oportunidades de investimento
Matricule-se Agora